quarta-feira, 16 de março de 2011

Retorno à consulta - s3

O Dr. Ramos me pergunta dos resultados dos antídotos indicados por ele. Respondo-lhe que eles não funcionam, ou pelo menos se considerados como antídotos para da Poesia, e que eu pude concluir que se a Poesia não é doença, também não é a cura, e cura, pois ela é muito mais que isto. Quanto à arte poética e demais artes, nunca, jamais funcionam como terapêutica para o artista ou quem quer que seja. 

- Tudo bem, mas diga-me se você pelo menos tentou usar os antídotos?

- Ah! doutor, se houvesse antídoto para a Poesia seria o fim do universo conhecido. A humanidade sempre tentou acabar com a Poesia e, para isto, inventou a religião.

- E o que é a Filosofia para você?


- A Filosofia e contígua à Poesia. Aprendi com um médico, amigo meu, que todos os problemas se resolvem com a Filosofia. Nela está a mecânica do Universo conhecido e não conhecido.

- O que vem primeiro, a Poesia ou a Filosofia?

- Eu que estou te consultando ou você está só me sondando, doutor? Enfim, respondo que tudo é uma coisa só, tão dentro quanto fora.

- E quanto aos os antídotos que te recomendei?

- Uma brincadeira, né doutor. E uma  brincadeira da qual colhi bons resultados, pelo menos para mim, e espero que também para aqueles que entrem em contato com o meu fazer poético. A propósito, se tiver mais alguns destes para me recomendar... porque... gosto muito de brincar.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: