sábado, 12 de março de 2011

Sombra de árvore e água fresca - s2 (série)

Seguindo as recomendações do Dr. Ramos, levei uma garrafinha de água para, debaixo de uma árvore do “Bolão” – Parque Comendador Nicolino de Lucca (de frente à quadra de tênis) abrir o seu receituário de antídotos. Fiquei esperando o momento certo, afinal, a minha hipocondria pela Poesia como a entendo, não passava de ironia, um modo de rir de mim mesmo. Abortá-la seria uma violência sem igual. Deixar de senti-la significaria, p.ex., ignorar a Poesia que são minha mulher e filhos. “Ah, este doutor só pode estar querendo me pregar uma peça”, pensava eu.

De repente fui surpreendido com um sonoro canto de pássaro. Havia um casal de João de Barro na árvore sob a qual eu estava. Um deles voou pro chão e ficou a pular de lá prá cá prá lá prá... e sempre voltando a cantar junto de sua casinha. No bolso da minha camiseta havia uma tira de papel em branco e um pequeno lápis. Vendo que o passarinho não parava de palmilhar o chão, achei que ele estava à procura da terrinha. Abri minha garrafa de água e a alguns passos dali despejei o conteúdo no chão. Esperava que isto o mantivesse ali para eu continuar a observá-lo.

Bem, ele não tomou conhecimento da água que eu joguei, mas também não voou para longe. Pouco depois, a poucos metros dali, eu o observei trabalhando a terra com seu biquinho. Enfim, creio que o tempo todo o observado era eu, ou pelo menos até quando ele começou a trabalhar, e quando o fez, senti que o estado para compor um poema estava criado, era hora de eu também começar a trabalhar. Naquele estado canoro de saltitante leveza, o pássaro construia a sua casinha, e eu...  uma composição poética.

Ao me voltar para o papel, vi na ponta do lápis o bico do “João de Barro” e o haicai ficou assim composto:

Op. 09

Cantar sempre quiz

do bico do passarinho

em ponta de lápis
©

Só tomei conhecimento dos antídotos do Dr. Ramos depois de escrito o poema acima. Enfim, esperaria sua secretária me marcar o dia do retorno.

Obs: Esta postagem é continuação da postagem de 07 de março, e que se seguirá numa série.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: