quinta-feira, 28 de julho de 2011

Abraço-tes


Site dessa imagem























A propósito da postagem "Abraço Grátis":
http://poemas-de-sol.blogspot.com/2011/06/free-hugs-abraco-gratis-original.html

Através da internet a palavra “Abraço” tornou-se campeã no fechamento da maioria das conversações. Apesar de ela se revestir em delicada e gentil saudação, caiu no comum. Perdeu a força enquanto expressão de um emblemático sentimento à distância. Tornou-se de uso automático. Serve mais para sinalizar o fechamento do texto do que para o humanizar.

Responde-se a comunicação até de modos inimagináveis, todavia, o abraço que vem ao final, não é uma resposta ao abraço recebido, mas um aviãozinho de papel que não sai do chão.

Abraço pra lá, abraço pra cá, e pouca gente põe atenção nisto. As mulheres sempre foram mais cuidadosas, e instituíram o “Um beijo” no lugar de “Um abraço”. Mas pouco durou. Prevalece o “Bj”. O que significa “Bejota” eu não sei, talvez “beijote”? Gente... resumiram a força de “Um beijo” até à sua aniquilação. Que pecado!

Em geral, as pessoas não costumam expressar seus sentimentos. Escondem-nos. À fora o medo da pieguice, pode causar certo mau estar, e quem os arriscam de modo criativo ou mesmo poético, pode receber um recorrente “Oh que meigo...”, ou um “Oh que meiga...” , nunca um "Oh que belo", e assim por diante.

Enfim, no caso de você estar enviando um abraço ao final de uma comunicação, se disser, p.ex. “Um abraço ardente para você” soaria antigo, demodé, e mesmo risível. Escrever “Um abraço em chamas para você” é fogo na roupa, assusta, ou "que será que ele está querendo, heim?". “Um abraço quente” já é algo deprimente, não pega, pega mau. “Até à vista” despista o contato, e fica parecido com “até nunca mais”. Enfim, não há um melhor modo. Caetano Veloso criou o "abraçaço" e eu adorei, mas ponho fé que um simples “Abraço-te”, pois me parece mais original, mas verdadeiro, mais fiel ao sentimento. Enviei "uns par" deles desde o abraçaço do Cae, mas... enfim...

Abraço-tes!

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: