quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia da criança eterna; Haicai #110. Amarelinha

Haicai #110
criança salta
com passos de música
amarelinha

A criança lembra semente, broto, flor em botão. A criança da natureza bela, intocável, de alma divina e sonhadora. Luz interior a deslumbrar manhãs eternas. Eu natural a vibrar cores em formas tenras e primorosas. Novo olhar, franco e confiante. Entusiasmo pela alegria, pelo bom da vida, pelo alegre e colorido bom-bom.

Estrela-sol. Raios doces como o da lua. Flores da relva. Livres. Leveza do ser pairando no ar. Brisa cálida. Sonhos vivos, mente limpa, toque mágico. Amiga da beleza, dos sons, dos brilhos, dos reflexos fugidios.

Alimenta-se de sensações, transbordam emoções, cheias da vontade do bem-querer. Lida do sonho encantador, dos gestos da beleza, do amor à flor da pele, do sorriso despretencioso.

Ama o céu logo acima do telhado, o paraíso na sombra de uma árvore, o pedacinho de chão sob seus pés descalços. Um laço de fita, uma tampa de lata, um balão colorido. Gosto de glacê na ponta do dedo, o mesmo que tira um naco do bolo.

A criança lembra a vocação humana para a felicidade. Ensina-nos que a verdade está no peito aberto. Remete-nos ao encontro da simplicidade, o vôo livre, o vento sentido no rosto, nas palmas da mão, as asas da imaginação na extensão das têmporas. Vozes da doçura, do espírito que fala, mexe-se, pula, brinca, abraça, encanta.

Pequenas e sábias, levam-nos a dizer coisas gentis, expressas ao momento vivido. Remete-nos à contação dos contos de fadas, as mais belas histórias, esses tesouros da humanidade. Mostram-nos como parar o tempo e manter a harmonia. Vivem a coragem de ser o que são, sem restrições.

Diante da beleza divina, que mais dizer ou fazer, senão, qual apóstolo da beleza, render homenagem ao sentimento do belo que há criança e nos desperta para ele? Pois elas glorificam a nossa origem: a dimensão do infinito num mundo de todas as possibilidades, o Mundo Bem Melhor. Com elas, de mãos dadas, sublimaremos, enfim, nossa grande viagem.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: