quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Carpe Diem

 "Só é útil o conhecimento que nos torna melhores."
Sócrates



Em plena Era do Conhecimento, ainda vivemos no mundo da imagem. Uma anorexia mental de fazer dó. Muita pose pra nenhum conteúdo. Uma ânsia de viver o momento como nunca. É o tal do Carpe Diem dos dias de hoje e sua eterna justificativa para o prazer imediato. Pura acefalia da mente coletiva e que vem desde os tempos mais remotos. Aliás, a última novidade sempre vem da mais antiga das coisas.

Aí você vê as fotos nas redes sociais sem nenhuma mensagem a contribuir na construção interna do índivíduo e do meio em que se vive. Isto se chama pobreza de espírito. Mas se é isto o que a maioria quer, que seja, oras bolas. Aliás. alguém sabe me dizer do próximo mega-mega show? A balada que mais tá pegando? O barzinho da onda? O pagode ou o tecno-brega do momento? O que tá dando Ibope? O que rola de fazer inveja? Bem... eu quero saber primeiro das mensagens, depois, e só depois, as imagens, afinal, de tudo se tira uma lição.

Os bons ares, luzes e cores da praia mais linda do mundo assopram tão dentro quanto fora. O que o coração registra se vê na íris. Tesouro fabuloso à beira de mares profundos. A fotografia destes tesouros insondáveis não é o tesouro, é só fotografia. Oh as imagens... Qual a necessidade? Tem arte? Convém mostrar? Resolve alguma coisa? Ajuda as redes sociais a se entenderem melhor? Pode melhorar o planeta?

Muita gente linda foi pegar a crista da onda e se desperdiçou, perdeu-se na vaga. Bem, não eram tão lindas assim. Só imagem, tantos posers...

Enfim, Horácio escreveu o poema Carpe Diem, e Harry Benjamin (um médico alemão que viveu grande parte de sua vida nos EUA) disse "Não acrescente dias à sua vida, mas vida aos seus dias." Ok, vou me consultar com o Dr. Ramos para ele me dar a receita.

Jairo Ramos Toffanetto

Um comentário:

Matos disse...

q bonito essse todo, voltarei qalqer dia mal iluminado