sexta-feira, 2 de março de 2012

Mahavishnu Orchestra - Vision Is A Naked Sword, Part I, II e III (HQ)


Ouça estas músicas através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=WBIoSgobINE






Vision Is A Naked Sword, Part I


Vision Is A Naked Sword, Part II e III

Do disco APOCALYPSE da Mahavishna Orquestra procurava Vision Is A Naked Sword para postar quando me deparei com uma apresentação dela no Montreux Jazz Festival. Senti uma saudade imensa dos tempos em que este festival se dava aqui na Paula Desvairada. Era chamado pelo binômio São Paulo Montreux Jazz Festival e, e quando lá, Montreux São Paulo Jazz Festival.
Dava-se no Palácio das Convenções do Anhembi. Começava às 15:00h e terminava entre 19 e 20:00 h. Eu voltava voando pela Anhanguera porque, chegando em casa, mau dava para eu tomar banho e jantar porque às 21:00 h a TV CULTURA transmitia ao vivo a seção noturna (logo às 21:00 h). O que era bom acabou seis anos depois. Entrou em cena o Free Jazz Festival (Rio-S.Paulo) e tudo, apesar de algumas apresentações de porte, virou grande miscelânea musical, ou melhor, uma grande e inconcebível mistureba. Seria o mesmo que colocar um "pagode" entre as apresentações de um Gismonti e de um Luc-Ponty.

Enfim, muitos da minha geração foram marcados por "Vision Is A Naked Sword". Uma geração aberta ao novo, à criação musical elaborada em alto nível, e que nos fazia acreditar na verdade de um mundo artístico em profusão de expressões de porte em todos os gêneros, e nisto a música instrumental brasileira era um supra-sumo cheia de brilho.

Postei a faixa do disco que me acompanha até hoje, pois tenho um sentimento que música, em que pese a era da imagem, é para se ouvir. As apresentações ao vivo nunca me gerou o mesmo sentimento em estado auditivo (sonhador), e não apenas pela improvisação que se espera dentro de um universo jazzístico, mas por criar um outro estado. Eu fico com o primeiro, e por conhecê-lo a tanto tempo, ver a Mahavishnu ao vivo e especialmente John Maclaughlin e Jean Luc-Ponty não deixa de ser especial. Vê-los no palco era participar daquele meio culturalmente rico, sutil e inteligente. 

Mahavishnu Orchestra: vision is a naked sword prt 1 
Mahavishnu Orchestra:'vision' prt2 /on the way home to earth 

                                                              Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: