domingo, 8 de abril de 2012

Freddie King, T-Bone Walker, John Williams, Sonny Boy Williamson


A noite é blue





 
Freddie King tocava com uma palheta plástica de polegar e uma palheta de metal para o indicador. Ele atribuiu a  Eddie Taylor os ensinamentos sobre o uso das palhetas. A maneira de King usar a alça da guitarra no ombro direito, sendo dextro, era única para sua época. Freddie King era um dos artistas principais da cena do chamado Chicago blues dos anos 50 e 60, que era o local e época pricipal no desenvolvimento do blues elétrico.


London. Nov 30th,1966. Jazz at Philharmonic are: Dizzy Gillespie, Teddy Wilson, Louis Bellson, Clark Terry, Coleman Hawkins, Zoot Sims, Jimmy Moody, Benny Carter and Bob Cranshaw.
T-Bone Walker (1910-1975) tido como o primeiro músico de blues a usar uma guitarra acústica amplificada. Seu som característico não surgiu até 1942, quando Walker gravou "Mean Old World" pela Capito Recording. Seus solos de guitarra elétrica estão entre os primeiros a serem ouvidos nas gravações do blues moderno.


 Sonny Boy Williamson (1914-1948). Foi bastante popular no sudeste dos Estados Unidos e se tornou um sinônimo da harmônica no blues nas décadas seguintes, fazendo de seu apelido um nome artístico usado comumente na época de seu assassinato em 1948.

Nenhum comentário: