sábado, 9 de junho de 2012

Concurso da Nikon escolhe melhores microfotografias do mundo


GALERIA DE FOTOS

O CONCURSO NIKON SMALL WORLD
 premiou os dez melhores trabalhos em microfotografia - de um total de cerca de 2 mil fotografias submetidas de várias partes do mundo.


O professor Bernardo Cesare, do Departamento de Geosciência da Universidade de Pádua, conseguiu o nono lugar com esta foto de uma rocha magmática, ampliada cinco vezes.


 foto acima mostra fibras de algodão, ampliadas 200 vezes, e foi feita por Lloyd Donaldson, do Centro de Pesquisas de Biomateriais da Próxima Geração, Nova Zelândia. Garantiu ao cientista o oitavo lugar.


Vários brasileiros também se inscreveram. E o melhor resultado foi o quinto lugar de Bruno Vellutini, da USP, com a foto da superfície oral de uma estrela do mar, numa ampliação de 40 vezes.


O concurso é aberto a candidatos do mundo todo. O segundo lugar, acima, ficou com Gerd Guenther, de Dusseldorf, com a foto da haste da flor da 'Sonchus asper', ampliada 150 vezes.


O Nikon Small World é realizado desde 1974. Acima, o terceiro lugar, foto de Pedro Barrios-Perez de emulsão usada na fabricação de semicondutores, com ampliação de 200 vezes.



No Site da BBC Brasil - Notícias,

Nenhum comentário: