domingo, 8 de julho de 2012

Joel Nascimento, Radamés Gnattali e Camerata Carioca - Suíte Retratos (4 movimentos)

Escreveu Roberto Moura:
"Um momento musical que honra a cultura brasileira"
Retratos (4 movimentos):
1. Pixinguinha (choro)
2. Ernesto Nazareth (valsa)
3. Anacleto de Medeiros (schottische)
4. Chiquinha Gonzaga (corta-jaca)


 Ficha Técnica do disco:
Arranjos: RADAMÉS GNATALI
Integrantes da CAMERATA CARIOCA:
JOEL DO NASCIMENTO: (Bandolim),
JOÃO PEDRO BORGES E MAURÍCIO CARRILHO (violões 6 cordas),
RAFAEL RABELLO (violão 7 cordas)
LUCIANA RABELO (cavaquinho)
CELSO JOSÉ DA SILVA (ritmo)
Apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná
WEA dsicos - 1980
OBS.: Espetáculo  instrumental de 1979 na cidade de Curitiba-PR 
Paulo César Pinheiro disse "O show é uma dignidade e respeito às verdades musicais, hoje tão esquecidas".

Meu pai ouvia muito rádio e foi o primeiro na vizinhança a comprar uma "radiovitrola de alta fidelidade", eu deveria ter uns cinco anos de idade. Lembro-me do Sr. Orlando voltar para casa aos domingos pela manhã com discos da "era do rádio", aqueles de 78 rpm feitos de carnaúba.

Nas festas juninas na casa ao lado da minha sempre havia a presença de um regional tocando "chôro de salão". Lembro-me do meu pai ouvindo-os - vendo-os - sorrindo. As valsinhas brasileiras eram dançadas e os pares eram trocados com uma vassoura. Quando a música acabava ninguém queria ficar com a vassoura na mão, pois dançavam até com as crianças. Ah, as valsinhas eram dançadas no estilo "puladinho", muito bonito de se apreciar. Um jeito de usar o corpo junto às passadas.

È-me uma felicidade compartilhar aos amigos deste blog este  lado 1 do disco "Tributo a Jacob do Bandolin" (as músicas de Jacob vem no lado 2) que "vira e mexe" o ouço como um ritual das manhãs de domingo, seja ela de céu azul ou não.Em razão da minha infância, sinto que o choro pertença ao azulzinho do céu da eternidade.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: