segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O poeta Manoel de Barros por Antonio Abujamra

Antônio Abujamra diretor de teatro e ator brasileiro. É conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabus ssciais. Comanda o programa Provocações, da TV Cultura, que vai ao ar desde 6 de agosto de 2000, e sempre o termina declamando um poema, como este de Manoel de Barros:
















Manoel de Barros:
A poesia está guardada nas palavras — é tudo que
eu sei. Meu fado é de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as
insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado e chorei.

Sou fraco para elogios."

Manoel Wenceslau Leite de Barros (Cuiabá, 19.12.1916). Poeta brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente, à Geração de 45, formalmente ao Modernismo brasileiro, da Poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade.

Nota: Enquanto ainda escrevia, Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros. Sua obra mais conhecida é o "Livro sobre Nada" de 1996.


Os rios começam a dormir pela orla,
vaga-lumes driblam a treva.
Meu olho ganhou dejetos,
vou nascendo do meu vazio,
só narro meus nascimentos.

Nenhum comentário: