domingo, 2 de dezembro de 2012

Miles - Milésima postagem neste "Poemas de Sol" - Davis


Eu estava atento para com a chegada da milésima postagem. Imaginava fazer algo especial: crônica, ensaio ou prosa poética, um haicai, talvez. Só agora percebi que ela se deu hoje à tarde com o disco inteiro "Kind of Blue" (Tipo de blue) de Miles Davis. Nada melhor.

O que dizer de Miles?  Pino Candini o reportou assim: "...líder da luta pela renovação do jazz - do cool  ao hard bop, da impovisação modal à controvertida fase eletrônica. Ídolo também do público do rock, sucesso em vendas, com tiragens jamais alcançadas por outro jazzman, afamado e rico, autêntico superstar..." e "...é um artista que deu ao jazz, com sofisticada simplicidade de meios, uma imagem de pureza, de sensibilidade, de incomparável lirismo".

"Em Kind of Blue, álbum gravado em 1959 pela CBS, Coltrane e Davis dão forma a um novo tipo de improvisação que depois se constituiria uma regra para todos os jovens jazzmen dos anos 60 em diante... Era, na prática, a premissa do free jazz, embora este viesse posteriormente a radicalizzar a tendência original.

Embora a quantidade e qualidade dos jazzmans nos anos 50 e 60 fosse uma enormidade, Bruno Schiozzi escreveu sobre Miles "Poucos conseguiram acompanhá-lo e pouquíssimos estavam a sua altura."

Enfim, não foi por acaso que "Mr. Cool" passou pela minha milésima postagem com o seu "Kind of Blue", afinal, tudo tem uma razão de ser e estar. 


Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: