sábado, 2 de fevereiro de 2013

Aonde o Brasil quer chegar?





Quantos países sabem aonde querem chegar? Quem sabe de algum? No nosso Brasil, p.ex., aonde ele, enquanto nação quer chegar? Entendo que uma nação é compreendida pelo seu povo. Aonde nós, enquanto povo de muitas culturas e interesses queremos chegar? Se soubéssemos, se tivéssemos um objetivo em comum, entraria e sairia governo com tal objetivo a alcançar, ou pelo menos avançaria em torno disto.

Nações que não sabem aonde querem chegar andam a deriva. Quem anda a deriva qualquer lugar serve. Daí o fato de ainda existirem caudilhos no comando das nações. Só na América Latina posso apontar três dos que ultimamente mais dominam a cena: Fidel, Lula e Chaves (no século passado a lista é grande). Enfim, aonde o planeta enquanto conjunto de nações quer chegar?  

Mas...

pergunte a qualquer um aonde ele quer chegar. A resposta não vem de pronto. Ele precisa pensar um pouquinho. Seja lá o que responder, pergunte de novo e novo. Ele vacila, não sabe. O que responde quase sempre varia em torno do ter para ser, nunca inclui o meio em que vive, e nada sabe de si mesmo.

Não vou fechar este texto. Deixo-o aberto a comentários (?)
Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: