domingo, 24 de fevereiro de 2013

Libélulas - A natureza é composta de matéria de sonho

(Clique nas imagens para ampliação)

Não é de hoje que venho observando as libélulas.


Às vezes as vejo voando em bando, como em migração, talvez em voo pós acasalamento para nidificação ou buscando poças de água para se alimentarem de larvas de outros insetos como, p.ex., do musquito da dengue. Devem se guiar pela umidade do ar.

Sempre desejei fotografá-las, mas são muito rápidas. As oportunidade de vê-las na cidade são raras. Aparecem e desaparecessem de sua frente. Nem dá tempo de sacar a máquina fotográfica.


Eu estava num estacionamento de veículos, um campo aberto, aguardando a Regina chegar. O capô dos carros dão um efeito qual espelhos d'água, confundindo-as, mas significando que se orientam também pela visão do reflexo do sol .

Vi o bando passar por longos minutos. Tirei várias fotos com "zoom máximo", mas cinquenta metros de distância não dava definição alguma.



As libélulas haviam passado. O rio Jundiaí não estava longe dali. Mas algumas ficaram rondando o estacionamento de veículos. Voavam por perto de onde eu estava. Coloquei a câmara pra fora da janela do carro e a disparei inúmeras vezes acreditando num lance de sorte.


Eu ia sair do carro para mais fotos, afinal, elas estavam à minha frente. Mas não deu tempo, a libélula sumira do meu lado. Mesmo assim cliquei num lance de sorte. Veja um recorte da foto acima em ampliação:


Consegui fotografar duas libélulas e, 


mais uma vez:


A natureza é composta de matéria de sonho,


dos mais belos sonhos.

Jairo Ramos Toffanetto
 

Nenhum comentário: