terça-feira, 12 de março de 2013

Fila inteligente (Brasil) ou "No stress"


Quando recebi esta foto por e-mail escrevi retransmitindo-a aos amigos: Este é o povo brasileiro que admiro, acredito e rendo homenagem". Revendo-a no meu arquivo de imagens, lembrei-me de uma crônica de Rubem Alves em que ele dizia algo mais ou menos assim:


"Pra que correr se você pode ir andando? Pra que ficar de pé se você pode sentar-se? Pra que ficar sentado se você pode deitar-se".

Eu acredito na lei do menor esforço e nas atitudes que podem gerar paz e, sobretudo, no pé descalço. Não há nada mais lúdico do que por os pés no chão. Quando você se sente integrado à vida o céu se integra a você. Não é a toa que ainda se ouve dizer por aí que o brasileiro é um povo abençoado.

É preciso tirar o peso para nos tornarmos leves, livres do que nos sufoca e, para isto, demanda criatividade. As crianças fazem isto exemplarmente, salvam-se de tudo o que é aborrecido.

A única coisa que achei estranho nesta fila é que as pessoas não estão converçando, afinal, o brasileiro gosta de bater papo com estranhos e como se fossem velhos conhecidos. Será o Benedito? Será o celular? Aposto que a converça estava muito animada na fila de trás.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: