quarta-feira, 13 de março de 2013

Noite Ilustrada canta "Volta por Cima" (samba de Paulo Vanzolini)





Paulo Emílio Vanzolini (São Paulo, 1924) é um zoólogo e compositor brasileiro, autor de famosas canções como "Ronda", "Volta por Cima" e "Na Boca da Noite". Em 1962, mostrou o samba "Volta por cima" a Inezita Barroso, que preferiu não gravá-lo por lhe parecer pouco comercial. Contrariando a opinião de Inezita, lançado naquele mesmo ano pelo cantor Noite Ilustrada em disco Philips, o samba "Volta por cima" tornou-se sucesso em todo o Brasil. Antes de ser gravado já era conhecido em boates paulistanas como "o samba do Vanzolini". Desde o sucesso do samba, "dar a volta por cima" passou a ser uma expressão recorrente no vocabulário popular, como consta no Dicionário Aurélio: "Dar a volta por cima. Superar uma situação difícil: 'ali onde eu chorei/ qualquer um chorava/ Dar a volta por cima que eu dei/ quero ver quem dava".

Noite Ilustrada nome dado por Zé Trindade a Mário Sousa Marques Filho (1928-2003). Cantor, compositor e violonista brasileiro.

Foto: (...)Antes de ser gravado já era conhecido em boates paulistanas como "o samba do Vanzolini". Desde o sucesso do samba, "dar a volta por cima" passou a ser uma expressão recorrente no vocabulário popular, como consta no Dicionário Aurélio: "Dar a volta por cima. Superar uma situação difícil: 'ali onde eu chorei/ qualquer um chorava/ Dar a volta por cima que eu dei/ quero ver quem dava". >>>http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2013/03/noite-ilustrada-canta-volta-por-cima.html

Nenhum comentário: