sexta-feira, 29 de março de 2013

Poema outonal - Versos fotográficos

Fotos JRT - 290313
(Clique na foto para ampliação)


Eu acabara de sair do carro. Ficara sob a sombra de uma árvore na esquina da Rua Regente Feijó com a Frei Caneca (Jundiaí/SP). Embora conhecesse aquela esquina desde a infância, ainda não me sentia integrado ao ambiente. Mesmo assim, perguntei pela Poesia que ali estava disponível naquele exato momento. Queria senti-la. No mesmo instante uma folha de árvore caiu, passou resvalando minha cabeça. O vento a fez percorrer o espaço em diagonal até cair na calçada e a empurrou pelo trecho de um passo produzindo uma pequena sonoridade, uma fala poética. Coincidência? Enfim, bastava-me seguir os versos poema.


 
                                                   Voltei a câmera para cima e...
 
 
                                                           Um pouco mais abaixo...
 
 
 
                                                                        ....e mais abaixo.
 
 
Fui até a árvore da esquina e encontrei na calçada:
 
 
Voltei a câmara para cima...
 
 
Foquei as folhas amarelecendo...
 
 
...e encontrei verso em avermelhado foliar
  





O poema se fechou com o seu último verso: 
 
 
                                                         Jairo Ramos Toffanetto
 

Nenhum comentário: