quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ai Weiwei em SP e a anemia cultural do ocidente


"June 1994" (1994) é uma das obras expostas na mostra de Ai Weiwei no MIS, até 14 de abril















Uma foto criada de forma explicitamente política e, como tal, uma imagem sem encanto. Mesmo no universo da fotografia, sem poética não há arte. Mas deixando a arte pra lá e até o modo contestatório na qual ela se insere, será que o "artista" não tem um facho de luz para mostrar o que ninguém está vendo ainda? Enfim, dentro desta sua proposta mais política que artística, esperava ao menos algo com uma nesga idealista.

Não me surpreende que o "artista" chinês Ai Weiwei seja aclamado como um dos nomes mais poderosos do mundo da arte contemporânea, pois explica o porque do "ocidente cultural" estar cada vez mais artisticamente anêmico. A mostra "Ai Weiwei - Interlacing" não cabe na Paulicéia Desvairada.

A história da vida de Ai Weiwei merece respeito, e é mais importante que sua obra, mas não rendo homenagem ao artista, e a nenhum artista do fim dos tempos. O século XX foi exemplar nisto, mas está no passado e basta! Vivemos na "Era do Conhecimento" mas a hegemonia cultural anda de calcinha na mão.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: