quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestações de rua no Brasil e a estrutura do engano


Charge de Henfil








Não estou surpreso, apreensivo, indignado, à favor ou contra isto tudo. Mas não vou ficar em cima do muro. Vou dizer apenas o que sinto.




Jovens cheios de esperança, de sonhos, estão inconformados com a estrutura do engano que há muito tempo grassa por todo país, especialmente na esfera dos donos do poder. Gritam por direito ao estudo, à moradia, à saúde, ao emprego, ao salário decente. Gozado, este não era o discurso do PT de Lula?!!!

Se gritam por vinte centavos, o caixa do banco não recebe boleto de qualquer imposto se faltar vinte centavos.

A mídia é burra. Criticam o vandalismo mas... vejam bem, ainda que sejam atitudes condenáveis (prisão neles), não estão pichando as paredes do poder, mas a cara do poder. Não estão botando fogo nos carros, mas no poder que aí está, na corrupção solta das grades, naqueles que levam dinheiro do povo escondido na cueca, nos vampirizadores da boa vontade daqueles que lutam pela subexistência mesmo com diploma de faculdade na mão.

Ocorre-me a arrogância dos donos do poder e a Revolução Francesa. Ocorre-me Joana D'Arc. O que mudou? É clássico dizer "quem está no poder mete a mão".

A presidenta veio hoje a São Paulo se assuntar com o Lula. Pois eu digo pra ela: Revogue as leis que deram liberdade aos políticos corruptos. Ponha-os de volta às grades. Moralize! Seja exemplo! Esqueça o Lula. Faça um, dois, três plebiscitos.

Estamos sem um primeira dama. A última só fez plástica, usou roupas de grife e pousou para a revista "Caras". Nenhum projeto social, mas dorme tranquila enquanto milhares de crianças estão sujeitas a toda sorte de exploração.

A propósito: os bens políticos de todos que entrarem no poder, desde a mais simples prefeitura, câmara municipal, devem ser contabilizados com registro em cartório, inclusive o de todos os seus familiares. Ao saírem, uma auditoria deverá ser instalada nos mesmos. Os jovens clamam por transparência, e isto é um direito.

Seja justa, Exma. Presidente, ajude a nação crescer. Leve a sério tudo o que está ocorrendo nestas manifestações. Já ouviste bastante, é hora de ação. Chega de manipulação.

"Quem sabe faz a hora não espera acontecer" (Geraldo Vandré)

Jairo Ramos Toffanetto


Nenhum comentário: