sábado, 20 de julho de 2013

As necessidades são poucas mas os desejos são muitos


“As necessidades são poucas mas os desejos são muitos.” Foi o que li por aí, na internet. A frase ficou gravada na minha mente, mas não me lembro do que tratava.  

O Brasil nunca viu tanta gente na rua se manifestando por toda ordem de necessidades. O estranho, para nós, brasileiros, é ver fogo, quebra-quebra, saques e pancadaria. Imagens que se sobrepõe, p.ex., aos dizeres de muitas faixas. Numa delas se escreveu algo mais ou menos assim: “Já que vão importar médicos, também importem políticos melhores”. Verdade, estamos cansados de indecência.

                                                                                    Google Imagens
Deu na Internet que a Dilma está comprando uma casa de milhões de dólares, mas não é para transformá-la num centro de saúde ou até mesmo um albergue. É pra ela, a “presidenta” mas... jÁ!!! Pois assim é. O ex-presidente Lula tem uma das maiores fortunas do país, dizem que é a quarta maior. Pôxa, escolhi a profissão errada. Eu deveria ter sido torneiro mecânico como ele.

Acredito que político deveria ser aquele que trabalhou trabalhou trabalhou e, depois de ter conquistado tudo o que pôde, e já não precisando de mais nada, entra na política para trabalhar um pouco em prol da sociedade que tudo lhe deu. Haverá um dia em que todos trabalharão para o outro porque todos estarão trabalhando para ele.

 “As necessidades são poucas mas os desejos são muitos.” (...)Tem muita gente “douta” pra coisa nenhuma. É acachapante o tão tanto de gente escrevendo sobre tudo de tudo na internet. Não fico vendo a Internet deste modo mas, às vezes, dou uma sapeada por ela do mesmo modo que faço com a televisão: vou rodando os canais só pra ver o que está dando, isto é, ver o que estão vendo na TV.

 Na tal frase, pergunto eu: E o sonho? Há algum? Quando se desaprendeu sonhar? Ah, os matadores de sonho como uma disciplina da sociedade... Por hora chega, mas gostei da prática da escrita perto da fala, e tanto que depois eu volto.

Jairo Ramos Toffanetto

Um comentário:

Regina disse...

Com salário de president(a), será que dá pra comprar uma mansão de milhões de dólares? Deveriam listar, na forma da lei, os bens dos políticos a partir do momento eleito e registrado em cartório. Ao terminar o mandato, avaliar seu patrimônio e divulgá-lo na imprensa (antes e depois). É dever dos políticos prestar conta a nós cidadãos brasileiros e de forma transparente, afinal de contas o dinheiro é nosso. A propósito, questiono o que a ex-primeira dama, Marisa Letícia fez em termos de projeto sócia? E a Marcela Temer, como andam seus projetos sociais ou continua posando tipo modelo, roupas e sapatos de grife, ao lado do Michel? É muita vaidade dos dois. O Palácio da Alvorada é passarela? Será que ela não aprendeu nada como a Dona Ruth Cardoso, ou com Adelaide Moraes, ou com Lucy Montoro no Estado de S. Paulo? Quanta Hipocrisia de nossos políticos que sequer conhecem a história do Brasil recente!!! Não basta ir muito longe, nas periferias de qualquer cidade de norte a sul grassa a fome, a miséria, a falta de saneamento básico, saúde, educação, o mínimo para uma vida decente. A bolsa família do Lula é um engano. Tudo o que vem dos políticos do Brasil de hoje é enganoso. Caros políticos, a máscara caiu nas ruas neste Brasil de... meu deus!!! Não muito distante daqui, o Uruguai é exemplo na educação, na decência política, na qualidade de vida, na saúde, e isto desde mil oitocentos e bolinha. Até agora o que vemos é egoísmo, é roubalheira, é crueldade com nossa gente, velhos e jovens. Ou porque será que nossa mocidade está nas ruas? Os vândalos estão nas ruas ou no poder carregando dinheiro até pelas cuecas? Temo pelas crianças que virão num país despedaçado há séculos por desmandos políticos, corrupção e bandidagem descarada. Sugiro que leiam o livro de Darcy Ribeiro “O Povo Brasileiro”, quem sabe aprendam respeitá-lo e amá-lo. Aliás, gostaria que o ex-presidente Lula citasse um único livro que tenha lido.