domingo, 11 de agosto de 2013

Bandolim, pérolas e receita de samba...


       Era um domingo chuvoso. Lembro-me do meu pai chegando em casa de galochas, capa e guarda-chuva. Eu o esperava na área. Em baixo do seu braço, por dentro da capa, ele carregava alguma coisa... tinha um embrulho.
      
      Minha mãe, que o ouvira abrindo o portão pergunta de dentro da casa se ele tinha ido à feira:

      
      
       - Presente!!! Exclama ele com sorriso de satisfação.
       Minha mãe responde:
       - Já sei. Você comprou discos e se esqueceu das batatas que te pedi pro almoço.

       Ele não se quedou. Deixando o guarda-chuva aberto sobre o piso da área, deu-me o embrulho para poder tirar a capa de chuva, mas só depois de me recomendar que o segurasse com cuidado, pois o que tinha dentro era mais frágil que casca de ovo. Eram discos de carnaúba de 75 rpm.
   
Orlando Toffanetto (1924-2007)
       Naquele domingo a carne assada que já estava no forno não teria purê de acompanhamento. A receita era de samba e chorinho regado ao bandolim O presente eram pérolas do cancioneiro popular.
. . .
 

       Enfim, compartilho com os amigos deste meu "Poemas de Sol" esta pérola que meu pai deixou em minha memória, pois sei que cada um de nós traz muitas delas, as quais valem a pena compartilhar neste "Dia dos Pais" e...

Muito Obrigado, Sr. Orlando, meu pai, pelo baú de tesouros em carnaúba que você me deixou, e pelas marcas eternizadas em meu coração."

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: