domingo, 4 de agosto de 2013

"Das manifestações de rua" ou "Quem olha para dentro de si"

FotosJRToffanetto51212123334
(clique na imagem para ampliar)

Muita coisa mudou desde que tirei estas fotos, em dezembro do ano passado, de uma intervenção performática pelas principais ruas da Cidade de São Paulo. Eu estava em trânsito, fiquei só pela Av.Paulista, fotografando (ver links abaixo).

 
 
Bem, nas últimas semanas ocorreram grande manifestações pelas ruas de cidades de quase todo país, de norte a sul, de leste a oeste. É inconteste que as vendas dos rostos estão caindo, e cada vez mais, só falta tirar o pó. Eu não acredito em revolução alguma. A história conta que elas só mexem na salada.

 
 
Mas sei que tudo está em evolução. Acredito, isto sim, no novo inteiramente novo, mas, para tanto, são vendas sobre vendas a tirar. Acredito na alma branca, na pureza, em Joana D'Arc. Tirar o pó da roupa não basta. A sujeira também está dentro de cada um. É preciso lavar a alma. Não bastam mudanças no modo externo. É preciso valores, existência própria, existência real. Mas quem está disposto olhar para dentro de si mesmo? Divã serve pra cochilo. 
 
 
       Um amigo perguntou a um rapaz de vinte anos e que toda semana se junta a um batalhão de pessoas de mesma idade e que entram na Câmara Municipal de Jundiaí aonde discutem reivindicações com os vereadores (representantes do povo):
       - Eu conheço um "costa quente" lá da prefeitura que pode te arrumar um cargo aonde você praticamente não precisará fazer nada. O salário está em torno de tres a cinco mil reais por mês, você aceita?
       O rapaz exclamou com os olhos brilhando cifrões:
       - "Pqp" se aceito.
       - Pense um pouco a respeito. Você vai ganhar muito pra ficar abrindo a boca em profunda apatia. Será que você aguenta?
       - Por um salário deste eu faço qualquer coisa.
       Aí o meu amigo o surpreendeu dizendo:
       - Tudo bem, o emprego é seu. Só que não vai dar mais pra você sair nas manifestações de rua, afinal, você passará a representar tudo o que quer mudar, ok?
       O rapaz percebeu a brincadeira, ficou calado, sofrendo em silêncio.
       Meu amigo lhe deu o golpe final:
       - Sabe o que só está faltando pra moçada que está nas ruaa?
       O rapaz nada lhe respondeu, tinha sido abatido, fazia cara de dar dó.
       - Princípios. Faltam princípios para vocês.
      
      
 
 

Nenhum comentário: