segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O "eu" ou a máscara?


O "eu" ou a máscara?














Nos dias de hoje, a imagem tem substituído a palavra, e isto é algo que todo mundo pode testificar. O mundo virtual é dominante. Vivemos um período de transição para a esfera mental. Não busco prós e contras. A imagem que se passa pode não remeter à realidade dos fatos mas  a constrói. A construção de uma afecção hedionda, p.ex. Ação da ideia que se forma e, assim, o virtual vai se tornando concreto.

O que você imagina acontece, e você pode ser o que não é mas o que imagina ser.  O individualismo parte da verdade pessoal de cada um, e destituída de juízo de valor por que tais “verdades” são as do meio, da influência externa no objeto de atenção, do barco que está passando e no qual se entra. Estou dizendo da ausência do eu, do “imagino, logo existo”.

No presente, a essência original é quase “um pecado original” no meio em comum. Faltam elementos ao meio externo para que ela seja vista, mas a diferença que a individuação pode fazer está para além do que se imagina por aí.

Bem poucos conseguem transpô-la na ocupação do espaço em comum. Agir mediante ela demanda princípios. Nossa essência demanda princípios do Eterno. O externo não tem princípios, é caos, demanda criação. É só através de tais princípios transpostos em conduta filosófica que se pode ver o outro e ir ao seu encontro para lhe ser útil, prestar ajuda verdadeira.

Vivemos um período de escolhas:  o “eu” ou a “máscara”. Se a escolha é a do “eu”, haverá responsabilidade de ordenar o próprio pensamento para criação de imagens responsáveis ao bem em comum. Eu, p.ex., vim para trazer e compartilhar o Belo. Se este é meu pão de cada dia, procuro ser bom no trabalho em razão do pão de trigo.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: