sábado, 28 de setembro de 2013

"UIRAPURÚ (lenda indígena brasileira) e "Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano"




...A mata inteira fica muda ao seu cantar
 





Tudo se cala pra ouvir sua canção
Que vai ao céu numa sentida melodia
Vai a Deus em forma triste de oração!...





A LENDA "UIRAPURÚ"

Em uma tribo do tronco tupi no amazonas, havia duas lindas índias, uma chamava-e Cerecê e a outra chamava-se Uirá. As duas disputavam o amor de um mesmo homem, um valente guerreiro cujo nome era Ipadi, O cacique de sua tribo.

Mas o cacique não podia casar com as duas índias. Nhanderuvuçú determinou que o cacique deveria escolher uma das duas índias para realizar o matrimônio. Ipadi escolheu então Cerecê, ficando Uirá sozinha e entristecida com a escolha de seu amado. Chorou tanto, mas tanto, que Nhanderuvuçú se compadeceu da sua imensa tristeza. Transformou-a em um pássaro com cantos de amor e o chamou de Uirapuru. 
.  .  .
 
Uma lenda diz que quanto ele permite que o vejam, aparece sempre disfarçado para se confundir com outras aves. Quando o Uirapurú canta, todas as outras aves ao redor se calam. Quem o ouve sente muita paz. Canto lendário, inédito, único no mundo.

2 comentários:

Fernando Colin disse...

Ouvi também, que este pássaro canta pouquíssimas vezes no ano. Rara beleza do canto, felizmente enobrecida pelas vozes angelicais deste grupo. Paz, harmonia e saudade. Saudade de algo que não se explica. Lindo. Lindo mesmo.

Jairo Ramos Toffanetto disse...


Fernando, obrigado pelo teu comentário contribuindo com a postagem assim como sua manifestação de sentimento em relação à canção e à saudade. Inspira-me escrever sobre o pássaro, a saudade e a canção.