sábado, 12 de outubro de 2013

A morte da Bruxa (Branca de Neve e os sete anões)

Desenho na capa do livro "
"A Pisicanálise dos Contos de Fadas
A farta literatura infantil disponível 
nas livrarias nada mais são do que pensamentos adultos para crianças. Noventa e nove porcento dela representa lixo, montanhas e montanhas de lixo.
(JRT)

Texto especial para os pais no "Dia das Crianças"

Nos contos de fadas de hoje, nada contam, p.ex., da morte da bruxa, “a mãe” da Branca de Neve. Ora, se a bruxa não morre, que segurança a criança terá de que um dia poderão ser felizes. O “para sempre” significa “segurança” de que o mal foi definitivamente eliminado. Mas os pais de hoje querem evitar constrangimentos, e a indústria cultural sabendo disto omite o final milenar.

A mãe da Branca de Neve convida o casal para almoçarem na casa dela como um atestado de aceitação, mas pede para que deixem suas as crianças em casa. Enquanto isto, os empregados as pegariam para serem servidas como cozido à mesa de refeição.  

Mas os empregados antecipam a artimanha ao casal. Depois do almoço, Branca de Neve e o marido prendem o pé da bruxa em calçados de ferro com brasa. A bruxa dança (pula) sobre eles até morrer exausta.
 
Enfim, não vou resolver isto nesta postagem. Aconselho aos pais de verdade que conheçam o pensamento de Bruno Bettelheim através do livro
“A Psicanálise dos Contos de Fatas”
e descubram tudo sobre os mais famosos contos de fadas.
 
JRToffanetto 
 

Nenhum comentário: