segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Canto do Uirapuru (Cyphorhinus arada)


Embora eu já houvesse postado por duas vezes o canto do Uirapuru neste meu Poemas de sol, o amigo Fernando Colin o sugeriu novamente, e aqui está este pássaro maravilhoso. Sempre é tempo de ouvirmos o seu cantar mágico, como dizem nossos sivícolas e que o têm como sagrado. Sinto que o seu canto, assim como nossos hinos cívicos e também muito de nossa música popular, dão-nos um sentimento de brasilidade. O canto do Uirapuru está em nossa identidade nacional. Seu canto e sonoridade misteriosa é de amor. Sua grandeza é da floresta amazônica, e ele canta não só para nós, para todos os povos, para o mundo inteiro e até os confins do cosmo.

,

Termos este pássaro com seu canto em nosso território amazônico diz que somos um povo especial, de sonhos reais, vocacionados para a beleza, e beleza enquanto sinônimo de perfeição, tão singular e único quanto o canto do Uirapuru. (JRToffanetto)



OBS.: O Uirapuru canta quinze dias por anos na época de seu acasalamento. Seu habitat vai da floresta amazônica até ã América Central.
 

Nenhum comentário: