terça-feira, 1 de outubro de 2013

Heitor Villa Lobos "Bachianas Brasileiras n.o 2"



Composed by Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
Performs: "The Royal Philarmonic Orchestra", conductor Enrique Arturo Diemecke.
 
Provavelmente poucos homens foram tão versáteis, tão ativos e produtivos , na música, como Heitor Villa-Lobos.Villa-Lobos seguiu simultaneamente carreiras de sucesso como violoncelista, maestro, educador e compositor. Tinha um entusiasmo incomum pela juventude brasileira. Era para a juventude daquela época que ele desejava abrir-lhes o caminho do mundo da arte. Todavia ele aprendera música sozinho.

Heitor Villa-Lobos escreveu música durante toda a sua vida, grande parte inspirada na música folclórica brasileira. Ele compunha constantemente, muito rapidamente, e sempre levado pôr um impulso interior.Gostava de compor no meio de uma confusão muito grande.Era normal, sempre em sua volta ouvir-se o rádio ligado, televisão, a vitrola, um piano ou uma conversa muito animada. Ele tomava parte em toda essa atividade, e ao mesmo tempo criava uma composição nova e original. As suas obras são tão numerosas que ele mesmo não tinha idéia de quantas criara. Conhecem-se cerca de mil composições de Villa-Lobos.
(veja + http://www.renatacortezsica.com.br/compositores/villa.htm)

Notas:
1) - De temperamento inquieto, Villa-Lobos empreendeu desde cedo escapadas pelo interior do Brasil, primeiras etapas de um processo de absorção de todo o universo musical brasileiro.
2) O Teatro Municipal de São Paulo foi o primeiro palco "erudito" a receber as obras de Villa-Lobos, e onde o Villa participou da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.
2) Engajado nas novas realidades produzidas pela Revolução de 1930, apoiado pelo Estado Novo, Villa-Lobos desenvolveu amplo projeto educacional, em que teve papel de destaque o Canto Orfeônico para as escolas públicas brasileiras, e também gerando diversos grandes espetáculos, muitos deles para públicos de milhares de pessoas.
2) - Depois de operar-se de câncer em 1948, casa-se com Arminda Neves d'Almeida, a Mindinha que, depois de sua morte, encarrega-se da divulgação de uma obra monumental
3) - Em 1960, o governo do Brasil criou o Museu Villa-Lobos na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Wilipédia

Nenhum comentário: