quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O planeta sonha assim, não assado

 
"Quem olha para fora sonha,
quem olha para dentro acorda"
Carl Gustav Yung

 

Lá no íntimo, não há como mentir para si mesmo. A verdade não precisa de créditos nem trabalha com ilusões. Sonho consciente o leva a um processo de construção até sua realização, e nele você até pode compor-se com afins, o contrário é fantasia. 
 
Reinterpretando o dito popular do "sonhar acordado", é o sonhar de quem não olhar para dentro e sonha com o olhar posto no lado de fora, sem o eixo do olhar do eu natural, e ainda achando que sabemos das coisas - a vaidade.
 
Quem olha pra fora tem pensamentos, imagens, sonhos e atitudes que não são seus, próprios, mas os da mente comum. É possível que a imagem vista no espelho não mais seja identificada. A consciência trabalha com a realidade do que lhe é próprio. 
 
Pra você saber se está acordado, veja se seu sonho vai ao encontro do outro, e para ajudar. Só vai ao encontro do outro quem aprende a se entender melhor olhando a si mesmo. O contrário disto é sono de pedra, nem trovão acorda.
 
A felicidade é uma conquista. Quem a conquista ajuda o outro acordar. Mas quem quer acordar? Muitos vivem como num filme. O papel pode ser chinfrim, mas ela só vê o que sonha. O planeta sonha assim, não assado, e a isto chamam de realidade.
 
Jairo Ramos Toffanetto
 

Nenhum comentário: