domingo, 27 de outubro de 2013

Shostakovich com Rogério Tutti e a Orquestra Municipal de Jundiaí


A Regina e eu temos o privilégio de amigos que nunca os vimos ou nos falamos, apenas sabemos da sua existência espalhados pelo planeta. Na sexta-feira, ganhamos convites para acompanharmos um destes amigos, o Tutti. No Theatro Polytheama, ao descermos o acesso central às nossas cadeiras, encontramo-nos com mais de cinquenta amigos e, até onde sei, de Jundiaí, Indaiatuba e São Paulo, enfim, uma festa.



Mas o que não esperávamos era o Concerto n.o 1 de Shostakovitch - uma surpresa mui grata, afinal, não se trata de um autor muito conhecido em nosso país, ou apenas em alguns círculos. No convite houve confusão na impressão mudada de última hora, daí o fato da surpresa em ouvirmos esta obra do grande autor russo.

Foto junto ao Tutti com alguns dos amigos presentes

Ainda vale dizer que há um mês nossa amiga Elisséia Duarte indicou o Tutti à maestrina Cláudia Feres para interpretar Shostakovich ao piano, conforme programa, pois ele aceitou o convite, e com aproximadamente um mês de estudos, interpretou-o sem o uso de partitura e em perfeita sintonia com a orquestra - o que chamamos de integração. Depois da apresentação, ele nos contou do seu surpreender-se com o alto nível da orquestra. Também ouvimos da Claudia que ela procurará trazê-lo outras vezes para a nossa Orquestra Municipal.

Rogerio Tutti, é um pianistra brasileiro de renome internacional. Apresenta-se em salas de concerto dos Estados Unidos, Brasil, Rússsia, Chile e Portugal. Seu DVD "Concerto de Piano" tem sido veiculado pela emissora C Music TV, que o transmite para mais de 50 países da América, Europa e Ásia com interpretações de Beethoven, Chopin, Liszt e Villa-Lobos.

Links para esta postagem:
http://en.wikipedia.org/wiki/Piano_Concerto_No._1_(Shostakovich)
Concerto Inaugural da Orquestra Municipal de Jundiaí
http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2011/10/ii-concerto-da-orquestra-municipal-de.html
http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2011/10/ontem-no-polytheama.html

Cláudia Feres - Site dessa imagem




Nenhum comentário: