terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Giacinto Scelsi: "Uaxuctum", Part 1, 2, 3, 4 e 5

 
 
 

 
Giacinto Scelsi Uaxuctum (1966) Orchestre Et choeur De La Radio-Télévision Polonaise De Cracovie, Ondes Martenot - Tristan Murail, Conductor - Jürg Wyttenbach. Accord - 200612.
Uaxuctum tem como subtítulo: "A lenda da cidade Maya, auto-destruída por razões religiosas" e corresponde a uma cidade real Maya em Petén, Guatemala, que floresceu durante o primeiro milênio dC. É uma obra intensamente dramática, e o mais bizarro em Scelsi. Retrata o fim de uma civilização antiga da América Central, mas com raízes míticas remonta ao Egito e mais além - é o último florescimento de uma cultura mística e mitológica que foi lentamente destruída por nosso mundo moderno. Neste caso, Scelsi diz, os maias fizeram uma decisão consciente para acabar com a cidade sé.


 
 
 
 
 
 
Giacinto Scelsi, Conde de Ayala Valva, (1905-1988). Compositor italiano contemporâneo que também escreveu poesia surrealista em francês. Famoso por escrever música baseada numa única nota musical, alterada de todas as formas através de oscilações microtonais, alusões harmônicas e modificações no timbre e na dinâmica. Ele revolucionou o papel do som na música ocidental.


Chichen Itza

Nenhum comentário: