quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

FIB - FELICIDADE INTERNA BRUTA, (o que é?)




O QUE É FIB

FELICIDADE INTERNA BRUTA (FIB) é um indicador sistêmico desenvolvido no Butão, um pequeno país do Himalaia. O conceito nasceu em 1972, elaborado pelo rei butanês Jigne Singya Wangchuck. Desde então, o reino de Butão com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), começou a colocar em prática, e atraiu a atenção do resto do mundo com sua nova fórmula para medir o progresso de uma comunidade ou nação. Assim, o cálculo da “riqueza” deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade da vida das pessoas.


FIB é baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deveria  ser somente o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual, sempre em harmonia com a Terra.

Das nove dimensões do FIB, destaco a primeira:

BEM-ESTAR PSICOLÓGICO

1.       Avalia o grau de satisfação e de otimismo que cada indivíduo tem em relação à sua própria vida. Os indicadores incluem a prevalência de taxas de emoções tento positivas quanto negativas, e analisam a auto-estima, sensação de competência, estresse, e atividades espirituais.

 
 

Nenhum comentário: