sexta-feira, 21 de março de 2014

Teoria do Guarda Sol


                                                                                             Google Imagens


O guarda sol só guarda o sol se o indivíduo estiver dentro dele, debaixo dele. Ao pé da letra: o sol é a pessoa. Aliás, sempre achei que o coração é o nosso sol, o sol que sente, e que ninguém pode guarda-lo só para si. 


Tanto faz com ou sem guarda-sol. Quem pode conter uma irradiação destas? A razão do sol é iluminar o outro. Daí o fato de que todo ser humano é poeta, mas primeiro precisa ter um coração. Sentir é centrifugar.


Quem não sente é doente. Popularmente se diz que este tem uma pedra no lugar do coração. Quando se diz que fulano é frio como pedra é porque ele não tem coração e nada irradia. É centrípeto, um apertado atômico por onde nada passa, muito menos a luz.

Quando se começa perder o respeito para com o outro é por que já perdeu o respeito para consigo próprio. Tal pessoa começou perder encanto, começou perder seu coração, começou secar. 
Primeiro a polpa doce amarga , depois apodrece ou começa endurecer, mas, para ela, com o sol que declinou, tudo está como antes. A sombra não enxerga, não sente o espectro de si mesma.
Já chega, proponho a extinção da palavra guarda sol se não entendida ao pé da letra e, neste caso, apenas sombrinha para as mulheres e chapéu para os homens.
E quanto aos guarda-chuvas?
JRToffanetto

Nenhum comentário: