segunda-feira, 21 de abril de 2014

Jundiaí em crônica com São Paulo



 Estação da Luz/SP em 27.02.2014 - 13:18 h
FotoJRToffanetto

Com Jundiaí há trinta minutos da capital paulista pela Rodovia dos Bandeirantes, muitas das vezes em que pra lá vou, prefiro, durante a semana, usar trem em integração com metrô, deixando de lado os inúmeros transtornos de trânsito a começar com a Bandeirantes e seus repentinos congestionamentos quilométricos, ou mesmo a romântica Anhanguera e seus radares. Não gosto do GPS, pois com ele me sinto dirigido por um robô.

Enfim, a capital paulista sempre exerceu um fascínio muito grande pra mim. Desde criança, via-a como um outro mundo. O mundo do novo e da surpresa a cada esquina, afinal, Jundiaí, naquela época, essencialmente poética na minha visão de menino, não passava de uma cidade com uns 120 mil habitantes e tida como uma cidade provinciana. Hoje, Várzea Paulista, antigo bairro, tem população  maior do que Jundiaí na passagem da década de cincoenta* para sessenta. Enfim, aprendi desde cedo andar na "Paula Desvairada" em estado de atenção ao inusitado.

Existem momentos em que a Paulicéia fica pesada, muito pesada para mim, e o insólito parece me esmagar contra o chão. Era como eu me sentia ao tirar a foto acima enquanto, de volta para casa, esperava o trem subúrbio.

* prefiro usar a forma antiga de se escrever o numeral, afinal, cinqüenta sem o trema me arrepia por roçar no som pronunciado como "cinkenta".

JRToffanetto
 

 

Nenhum comentário: