quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Extraordinária Clementina de Jesus - Me Dá Meu Boné




Clementina causou uma fascinação em boa parte da MPB. Artistas tão diferentes como João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença fizeram questão de registrar sua voz em seus álbuns. Apesar disso Clementina nunca foi um grande sucesso em vendagem de discos. Talvez por ter gravado quase que somente temas folclóricos, ou por sua voz não obedecer aos padrões estéticos tradicionais. O que realmente impressionava eram suas aparições no palco, onde tinha um contato direto com seu público.
 
 
Nascida em 1901 na comunidade do Carambita, bairro da periferia de Valença, no sul do Estado do Rio de Janeiro, mudou-se com a família para a capital aos oito anos de idade.
Faleceu em 1987.
 
 Postagem com João Bosco:
 
 

Um comentário:

Fernando Colin disse...

Grande Jairo, que bom rememorar Clementina. De fato, sua voz era peculiar e não muito apreciada na época, onde floresceram divas como Dalva de Oliveira, Linda Batista, Emilinha Borba, Elza Soares, Ângela Maria, Nubia Lafayete e outras, que ciraram um padrão de interpretação. Mesmo assim, sua graça e força da Negra Brasisleira, marcaram presença. Abraços