domingo, 22 de junho de 2014

Bebedouro - Um leão vilarense (Trecho de um poema longo)


Trecho de um poema longo em forma ficcional. O fantasma de um leão (o do bebedouro da Vila Arens) passeia pela cidade de Jundiaí do início dos anos oitenta e vê, aturdido, o desaparecimento do antigo perfil arquitetônico da cidade e ruge pela preservação da memória humana, o que se viveu, ou o necessário para não se perder a identidade local e a cidade se confundir com as modernas cidades brasileiras.


Bebedouro - Um leão vilarense *

(...) Cadê meu velho amigo Sinaleiro?
Porque a fábrica S.Bento não está apitando?
Meus próprios cacos, aonde estão?
Cadê o Alazão, o Pintado, o Beberrão?
- Seu José, ô seu José...
que saudades do Pangaré (...)

(JRToffanetto)

Poemas semelhantes:
http://poemas-de-sol.blogspot.com/2011/11/poemas-dos-meus-vinte-anos-4-terra-do.html
 


Clique na imagem para ampliá-la.

Depois destes versos, passaram-se mais de trinta anos para eu rever o antigo bebedouro da Vila Arens (a água escorria da boca de um leão), e graças ao acervo de imagens do meu internauta amigo  Maurício Ferreira/Sebo Jundiaí. Obrigado, amigo!

 

Nenhum comentário: