segunda-feira, 30 de junho de 2014

02 Amigo É Para Essas Coisas MPB4





A sugestão desta canção mais que linda é do meu amigo Fernando José Colin (foto). Embora eu já a conhecesse, precisaria garimpar muito, entrar na época de tantos sambas marcantes que desfilavam dia e noite pelas rádios. Ele colocou um papel racunho na minha frente e observou "com o MPB 4".

Algumas destas preciosidades de nosso cancioneiro popular surgem cantando em nossos sentimentos. e não sabemos direito o por que.Não é saudosismo, mas um estado de ser e estar... algo brando que vem cantar dentro da gente... que faz brotar certa canção, aquela canção e não outra. Canta na alma e toma conta do nosso espírito. Fica o dia todo cantando - uma eternidade - e não tem hora para partir. Parece organizar-nos por dentro e por fora. O mundo exterior fala baixinho para não nos incomodar, e respondemos suas solicitações em harmonia com a beleza identificada por sentimentos tão caros, e não precisamos fazer associações de imagens tentando capturar se é por isto ou por aquilo, é apenas um espaço aberto aonde cabem novas integrações com as quais damos um salto na evolução humana, sem esforço algum, prazerosamente, e não poderia ser de outro modo. Sem estamos alegres ou tristes, o sentimento é o da completude que pôde caber. Creio que é o que ele quis dizer quanto acrescentou "Não sei o por que, mas este samba canção não me sai da cabeça". (JRT)


Composição de Aldir Blanc e Sílvio da Silva Jr.
Segundo lugar no III Festival Universitário de Música Brasileira, organizado pela TV Tupi do Rio de Janeiro em 1970, "Amigo é Pra Essas Coisas".

2 comentários:

Fernando Colin disse...

Caro Jairo, obirgado pela postagem. Sabe, percebi ao longo destes anos, escutando músicas, que além de toda beleza e inteção do autor, a interpretação também é fator predominante para que fique marcado no tempo. MPB4 foi um dos maiores gupos brasileiros. Nesta música, que retrata um diálogo, a interpretação é pura e passa a mensagem de um reencontro. Tamanha é a sinceridade na interpretação, que parece estarmos assintendo o encontro dos dois amigos. Afora isto, o arranjo das vozes é primoroso. Creio que determinadas músicas vibram na mesma frequência de nossas emoções. Portanto, é uma música marcante, que fixa-se facilmente.

Jairo Ramos Toffanetto disse...

Fernando, eu é quem hle sou grato pelo reencontro com o MPB-4. Ao ouví-la comecei assobiá-la pelo dia a fora. Quando o assobio cessou, fiquei esperando a volta dele quando, então, fiz a postagem interpretando o sentimento e, neste ponto, sou-lhe grato mais uma vez, isto é, pela oportunidade de expressá-lo.