sábado, 5 de julho de 2014

A Copa da FIFA foi golpeada pelas costas (Crônica)



A Copa da FIFA foi golpeada pelas costas.

Quando criança eu acreditava que as estrelas podiam cair do céu. Não ouvira dizer que elas poderiam ser derrubadas, e se ouvisse, imaginaria que só um gigante poderia fazê-lo, afinal, o céu era logo acima do telhado. Talvez o Ogro ou o temerário Dragão, mas um animal? Que tipo de animal é este que pode tocar o céu encantado? Minha imaginação iria ferver de curiosidade. Que tipo de bicho é este? Porque ele faria isto? Que animal atacaria pelas costas? Uma bote lancinante de uma rastejante serpente? Oh, como um animal destes... como a prefiguração do mal pode ser vencida? Meus amigos, o diabo é mais esperto que o homem, pois fizera  o juiz de futebol engolir o apito.

Só uma grandiosa fantasia poderia criar uma ponte sobre o abismo de tantas perguntas no meio da floresta escura. A criança se envolveria num manto e, ao abri-lo, uma águia se materializaria ao seu lado e poria as garras sobre a serpente maligna e comeria as vísceras dela. A idéia de justiça de uma criança não é a mesma dos homens (a FIFA). Ela precisa da segurança de que o mal seja derrotado definitivamente, sem isto, ela não pode conceber uma felicidade sob ameaça. Para ela, a seleção colombiana jamais pisaria em qualquer campo de competição internacional. Os colombianos ficariam jogando futebol num mundo paralelo, cheio de feras bestiais, arbitrado por juízes cegos, e eternamente interdito à gente do bem. Nunca mais entrariam em campo de mãos dadas com crianças, mas com mil demônios.

Infelizmente, ontem, a televisão, a maior contadora de histórias de todos os tempos, contou mais uma tragédia. O mito da tragédia humana venceu mais uma vez. Talvez para ensinar que vaidade é ofensiva aos deuses, como no mito em que um invencível corredor de bigas, julgando-se maior que os deuses, teve o cavalo picado no calcanhar por um escorpião, derrubando o campeão junto à linha de chegada. O que aquele mito queria dizer, afinal? Creio que é para nos lembrar que há uma ordem maior sobre nós, e que nada acontece por acaso, pois tudo tem uma razão de ser e estar. A questão é que a humanidade materialista é muito dura para aprender quer seja com tradicionais contos de fadas para crianças, que seja com as fábulas e os mitos para adultos. Parece que ela ainda precisa pagar o preço do aprendizado em sua pior forma, mas de medida certa.

O Messi entra em campo logo depois do almoço. Outro covarde troglodita o alijará da copa? Acho que não, ele não é tingido... Sabe, o "id" é uma força descomunal, pois as ambíguas rãs dos contos de fadas chegam vaticinar. Uma delas me contou que não haverá futuro brilhante para o Neymar se ele não vencer a vaidade. Sua tragédia no jogo de ontem pode ser a grande oportunidade para ele e outros se levantarem como guerreiros de verdade, um canarinho de verdade. Oxalá o resto do mundo aprenda a lição. O destino da seleção brasileira está escrito mesmo antes do seu jogo de abertura. Quanto à imprensa e suas diferentes mídias, só falácia. O buraco é mais embaixo, na toca do mascote, o tatufifado.


Às 06:25 h de hoje - FotoJRT

Nenhum comentário: