domingo, 26 de outubro de 2014

Explosão das cores da vida.


Abro a internet para ver minha caixa de entrada de e-mails e vejo a foto abaixo em "imagens da semana".




Tudo bem que não há como ignorar os fatos, mas tudo tem uma razão de ser e, obviamente, enquanto produto da mente humana.

A Paz é uma conquista daqueles que mudam o homem para mudar o meio. Para mudar o homem é preciso começar por si próprio. Não existem milagres quanto a isto. Começa-se por esvaziar suas verdades pessoais para caber novos conhecimentos. Como esvaziar tais verdades que dizem respeito a um povo de mente engessada e o coração de pedra? 

E olha que isto não é privilégio da gente do oriente médio. Por aqui, uma facção da torcida do Palmeiras conhecida como Mancha Verde matou dois santistas na saída de um jogo de futebol do campeonato brasileiro. Fanatismo por bestialidade. Por outro lado, conheço muito palmeirense que jamais sairia com pedaço de pau caçando santista, corintiano ou são-paulino pelas ruas.O que é preciso é quebrar o gesso da própria cabeça. 

Aí pensei "eu também tenho imagem pra mostrar", mas uma imagem que vale, no mínimo, para o trimestre, a estação da primavera: Ei-la:

FotoJRToffanetto em 14.10.2014
A mídia usa e abusa de imagens ou fatos de impacto para lucrar com isto. Isto ocorre porque há predominância da mente negativa. Não há interesse de ela mudar isto. A toda hora cria-se uma onda danada por coisas sem juízo de valor. No caso da imagem da semana, tanto poderia ser a acachapante imagem daquela explosão na Turquia, como o trazeiro da mulher melancia.

Da imagem que denominei como a do trimestre, é, pelo menos para mim, mais relevante do que a da explosão veiculada por todo canto do mundo.

Quero a explosão das cores da vida que é linda... ainda. Que é linda, sim. A generosidade das flores se espalha pelo ar e ganha ruas e calçadas, mas o homem enche sacos de lixo com elas. Reparem no topo da imagem acima. Pois no topo tem um saco de lixo cheio de flores, mas não é por causa disto que eu vou atirar pedra no meu vizinho incomodado com flores caídas em "sua" calçada. Coitado, ele ainda nada sabe da beleza, do encanto, da delicadeza, da perfeição. Quem sabe da árvore são os pássaros. Nesta árvore da foto, por exemplo, mora um bando de maritacas. Creio que vizinho que não gosta das flores também não gosta das maritacas tagarelando o dia inteiro sobre o seu telhado, coitado.

Foto JRToffanetto em 14.10.2014
Dizia meu velho e bom pai que não existem coitados. Assim dizendo, seguia-se uma máxima popular de outros tempos "Coitado é filho de rato". Então eu lhe perguntava:
- Por que o filho de rato, pai?
- "Por que ele nasce pelado e não tem roupa para se vestir"
- Mas se não tem roupa para se vestir ele pode morrer de frio, pai?
- Pra que o filho não morra de frio, o pai deles, coitado, cava um buraco bem no fundo da terra, e lá é bem quentinho.
- Então se é quentinho é bom, né pai.
- Mas lá só é quentinho porque fica perto do inferno, meu filho.
- Então isto não bom, paiê.
- Acho que não, mas deve ser bom para eles. Talvez seja por isto que se diz que o rato é um bicho do inferno.
- Coitado, né pai.
- Isto mesmo, só que rato não é gente. E repetia o axioma:
"Coitado é filho de rato que nasce pelado e não tem roupa para se vestir".

 JRToffanetto

Nenhum comentário: