domingo, 2 de novembro de 2014

ESTES OS OLHOS SÃO DA MINHA AMADA - Cláudio Manuel da Costa

Soneto neoclássico em delícia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio_Manuel_da_Costa













ESTES OS OLHOS SÃO DA MINHA AMADA

Estes os olhos são da minha amada:
que belos, que gentis, e que formosos!
Não são para os mortais tão preciosos
os doces frutos da estação dourada.

Por eles a alegria derramada,
tornam-se os campos de prazer gostosos;
em zéfiros suaves, e mimosos
toda esta região se vê banhada.

Vinde, olhos belos, vinde; e enfim trazendo
do rosto de meu bem as prendas belas
dai alívios ao mal, que estou gemendo:

mas, ah! delírio meu, que me atropelas!
Os olhos que eu cuidei que estava vendo
eram ( quem crera tal!) duas estrelas.
                                                             
Cláudio Manuel da Costa 
"Livro do Corpo" LP&M Editores, 1999, RS 

Nenhum comentário: