terça-feira, 11 de novembro de 2014

J.J.Winckelmann - Arte grega "nobre simplicidade e tranquila grandeza"

Um pingo do neoclassicismo

ANTONIO CANOVA











"O Neoclassicismo foi uma corrente filosófica, estética e musical de larga difusão que se desenvolveu entre meados do século XVIII e meados do século XIX na Europa e nas Américas." 

                                                       A.ZOFFOLI


Johann Joachim Winckelmann
Erudito alemão de grande influência entre os intelectuais italianos e alemães, incluindo Goethe, e muitas vezes considerado o principal mentor teórico do movimento (neo-clássico) - enalteceram ainda mais a arte grega, e vendo nela uma "nobre simplicidade e tranquila grandeza", apelou para que todos os artistas a imitassem, restaurando uma arte idealista que deveria ser despida de toda transitoriedade, aproximando-se do caráter do arquétipo

                                  EDWARD JOHN POYNTER


Seu apelo gerou sonora resposta. A história, literatura e mitologia antigas voltavam a ser a fonte principal de inspiração para os artistas, ao mesmo tempo em que eram reavaliadas outras culturas e estilos antigos como o gótico e as tradições folclóricas do norte europeu, produzindo uma heterogeneidade de tendências que tornam o estudo deste período por vezes bastante árduo.








Johann Joachim Winckelmann (1717-1768)



Era um Helenista e foi o primeiro a estabelecer distinções entre arte Grega, Greco-Romana e Romana, o que seria decisivo para o surgimento e ascensão do neoclassicismo durante o século XVIII. Winckelmann foi também um dos fundadores da arqueologia científica moderna e foi o primeiro a aplicar de forma sistemática categorias de estilo à história da arte. É geralmente considerado o pai da história da arte.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: