sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CXIV- Expo Imagens -"'Desde os Muros de Pompéia"


FotopoemaJRToffanetto

O artista não assinou esta intervenção urbana em Vila Mariana-SP. Creio que seja o próprio, desenhado com os pés fincados no chão e de costas para a cidade enquanto religião inconsciente de todos e seus mandamentos tidos ao pé da letra.

Do eu centrado em seu fazer artístico, eis a representação do novo em comum a poucos, desafiando-nos pelo quadro em branco, o vazio dentro do indivíduo, dizendo-nos como único espaço possível porque não ocupado pelo preto no branco do feroz cotidiano citadino.

Pois este desenho diz mais do que um bando de basbaques nacionais e internacionais vomitaram na recente Bienal de São Paulo. Pra mim, esta é a essência do "grafite": o preto e branco, o muro, o indivíduo fora do sistema, a pichação niilista diante da urbe massificante e, sobretudo, o desafio do olhar para por o pé no chão de todos nós

Artistas sao aqueles que vieram trazer suas cores próprias, suas tintas como um presente, o novo no sistema em branco porque carente de sentido. O vazio alcança o significado de ser preenchido com a criatividade daqueles com existência própria e que estão por aí, brotando do chão em poética busca do novo, o eternamente belo, o belo em todos nós e que a cidade, a mente comum, cuida (debalde) solapar.

JRToffanetto

Nenhum comentário: