terça-feira, 22 de setembro de 2015

EXPERIÊNCIAS DOS SONHOS - Crônica sobre uma FotografiaDeRua


Rua José do Patrocínio, Jundiaí/SP - 21.09.2015













EXPERIÊNCIAS DOS SONHOS - Crônica sobre uma FotografiaDeRua

Assim que eu vi um carrinho de recicláveis em movimento do outro lado da avenida, lamentei não estar com a máquina fotográfica à mão.


Sob-risco de não ficar com uma imagem sequer, abri o zíper do portador preso à cinta e retirei a máquina fotográfica. Depois de alguns segundos aguardando ela ligar, levei-a pra janela e sob ameaças da aproximação de um carro a se emparelhar com o meu e boquear a imagem dei o clickt em meio a um poste de iluminação a um segundo de se interpor à frente da imagem pela movimentação do carrinho. Já no outro segundo um carro buzinou advertindo-me seguir em frente.


Se não fossem estas peripécia(?) eu não teria chegado a esta singular composição. Descobri-a no editar da imagem depois de ampliá-la por nove vezes até o enquadramento final. Cores vermelhas me chamou atenção, e especialmente porque estavam nas flores entre o carrinho de guarda vermelha e a camiseta vermelha do homem que o conduzia. É muita poética filosófica para uma simples coincidência? Tanto na imagem congelada quanto na peripécia do fotografar mais o correr do tempo até o único registro.


No campo visual também se avultou uma linha de escrita em amarelo em meio a demais linhas escritas em branco. Surpreendi-me ao ler “Experiências dos Sonhos”. Mesmo depois de ler os dizeres escritos na cor branca, o surreal fruído à primeira vista me pôs em reflexão:


A realidade é do sonho suado. A guarda do carrinho feita com material reciclável alongava o fim útil da fantasia e do entretenimento. Mas depois das reais flores vermelhas entre o homem e sua ferramenta de trabalho (o carrinho) os dizeres em amarelo trazia o grito de uma verdade psicossocial não aparente que só deixará de gritar quando minha cidade, o meu estado, o meu país e o mundo estiver vivendo em um Mundo Bem Melhor, um mundo do novo inteiramente novo.


Por enquanto, quem sabe este corajoso carregador do seu “Experiências dos Sonhos” negocie o tanto de papelão que carrega, e depois de outras idas e vindas possa, ao fim do dia, garantir o sonho do jantar com todos os seus.   


JRToffanetto


Nenhum comentário: