domingo, 24 de janeiro de 2016

Reencontrando com o Dr. Ramos em crônica



FotografiaDeRuaJRT

Perdido contato com o Dr. Ramos, de repente, e não por acaso, no centro velho da cidade me encontro com Linda Maria, sua mulher. Dela recebi seu novo endereço de trabalho.Sabendo que ele adora ser surpreendido, fui até lá e abri a porta sem bater. Fui tomado de sobressalto.

O que o tempo faz na estampa de uma pessoa... pensei eu. A calvície aumentara o tamanho do seu rosto. Sua antiga e vasta cabeleira fora substituída por uma longa barba branca. Seu rosto esquisito esquisito me parecia de ponta cabeça. Mais paralisado fiquei ao reparar sob a mesa que ele usava chinelo gaúcho. 

... "Porque será que ao se chegar certa idade sempre se usa os indefectíveis sapatos sport baixo e molinhos, chsandálias de São Franciscos... Mas, aquele chinelinho... Ah, deve ser coisa da Linda, tadinho, Neste caso, os dois estão perdoados. E eu que o conheci de saltos carrapeta pilotando uma lendária "viuva negra". 

Esta lembrança se sobrepondo ao seu novo visual, a de idoso. Fui fechando a porta me desculpando por ter entrado em sala errada. Mas ele não vacilou:
- Jairo, é você mesmo! 

Respondi-lhe:
- Meu nome é Joaquim Osório e, como disse, enganei-me de porta. Era o melhor que eu podia fazer por nós dois.
- Jairôo, ouvi-o esbravejando lá de dentro.

Olha, se não fosse o piano tocado em seu aparelho de som no volume de uma sala de concerto, eu teria ido embora. Fiquei só com a cara dentro de sua sala, sem nada dizer, só ouvindo Shumann.
- Porque você insiste em achar que sou um outro fulano de tal?
- Ora, porque a Linda me deu seu endereço. Creio que ela se enganou.
- A piada já acabou, meu caro. Entre, "você não precisa pedir licença".
Nossa, pensei eu, ele ainda tinha vivo na mente a poema do Manoel Bandeira, talvez nada estivesse perdido.

Ele assoprava o ar pro alto da testa como separando a longa cabeleira dos olhos, algo como um signo sinal de reconhecimento. Perguntei-lhe:
- Você ainda ouve Yes.
- Yes, respondeu-me ele.
Como a coisa parecia não ter fim, entrei sem fechar a porta. No que puxei a cadeira ele disse:
- Gostei do Joaquim Osório. Desde quando você trocou de nome? Que aconteceu com o Oriaj?
- Também tô vendo que você não anda lá muito católico, virou asceta?
Depois de ele coçar a longa barba:
- Tô com esta cara de São Pedro, não é? Mas nem de longe sou o mesmo de ontem. Aliás, cadê aquele seu bigode branco, a sua cara de Barão do Rio Branco? Venceu a estampa?

Nossa converça foi bem mais curta que sua bojuda barba de papai noel, que outro dia eu conto.

JRToffanetto

Nenhum comentário: