terça-feira, 29 de março de 2016

Um Brasil de Verdade (Crônica JRT)



Foi o tempo em que os ladinos, os descarados, os sem-vergonhas eram comparados com bichos, como a raposa, p.ex.. Como elas, os que viviam praticando pequenos furtos, logo eram identificados como ladrões de galinha. Mas os habituados a grandes roubos eram chamados de bandidos.

Mas hoje, a ladroagem institucionalizada no Brasil e sua sanha por dinheiro e poder atingiu contornos, formatos jamais vistos. Barbudinhos com cara de bugio tipo Fidel e Guevara se miscigenaram com bichos da peste: ratos que roem por baixo, corrompendo as instituições, as estatais e assim por diante, levando o país pro buraco do tatu.

Depois do desmanche dos pilares que culturalmente nos fundamentam - nunca se viu um país tão brega como hoje -, igualam a nação às demais “repúblicas das bananas” vizinhas em suas dúzias e meia de bolivaristas ascendendo ao mundo dos macacos. Boa para insensíveis jacarés, pra serpentes peçonhentas, pra palanque de papagaios falazes, pra lobos e corvos atrás de carniça, para ouriçados e inconsequentes porcos do mato. E ainda nos ameaçam com invasão desta bicharada toda.

Burrice da raposa que perde o rabo mas não o vício. Está dando zebra, mas, também, com gênio de cão sarnento que não larga a presa, agora tem que pagar o pato, e desta vez  não adianta vir com aquela manjada lágrima de crocodilo. Se pelo menos pagassem o mico mas... mico paga mico?

De tudo sabem fazer, até levar dinheiro pelas cuecas, menos administrar, pagar as contas, manter hospitais e assim por diante. Fazem como o macaco que tapa os ouvidos, os olhos, a boca em meio a criminosas pedaladas fiscais. Se ao menos mantivessem as conquistas sociais dos governos anteriores... Faz o povo de gato-sapato, ilude-o, compra outros com esmola de cesta-básica, bolsa família, e inventam salários pra gente sem escrúpulos.

Com tanta bicharada indigna assim, prende-a, isola-a, interdita, pô! Mas por outro lado, o brasileiro merece pagar o preço para aprender a lição e, depois desta, quem sabe nunca mais se abra espaço pra gente pior que bicho, porque o bicho bicho nunca alcançará um nível acima ou abaixo de si mesmo, e os que aí estão no poder de norte a sul estão levando o país pra um nível abaixo, insustentavelmente abaixo, baixo demais.

Quem sabe, então, levantemo-nos tão fortes como nunca fomos, e quando, cada um de nós saberá aonde chegar como nação. A propósito, já é unanimidade nacional o saber que o que está aí não queremos, o que já é um passo, um grande e decisivo passo. Nunca mais alguém ousará molhar a mão, lavar sua égua com dinheiro sujo, levar pro lodo as divisas da nação. Enfim, daqui a pouco estaremos caminhando, construindo  um Brasil melhor, e melhor não só para nós, mas pra toda humanidade, exemplarmente.

JRToffanetto

Nenhum comentário: