terça-feira, 14 de março de 2017

Texto sobre música e letra de David Lang


“(Somente/ou: Apenas) Depois da Canção das Canções” é a tradução aproximada do título a letra de David Lang - Just (After Song of Songs) (Youth Original Soundtrack Album). Para mim, de entendimento precário da língua inglesa, deu pra traduzir instantaneamente e, no mesmo instante,pus-me à audição, sentindo. Ao ver a lírica rolando sobre uma tela de pintura, fiquei só com a audição enquanto continuava compondo um poema - "O olho", neste meu "Poemas de Sol". A música de David Lang integrava-se àquele meu estado de criação, uma satisfação para além do sensorial. Isto foi ontem (domingo). Na terça-feira, ao ver a letra, fiquei estarrecido, não com a letra em si, mas do contraposto de Canção das Canções. Fiquei com o que senti em primeira audição.

Enfim, em Depois da Canção das Canções nada mais cabe, ou tão somente a sonhada religação com o Céu. O canto em sonoridade mântrica mais as intervenções dos instrumentos musicais, criam um estado favorável ao enlevo. Mas agora, sabendo da letra que me pareceu o do colher resultados, pergunto que resultados? Só o dos cinco sentidos? O material, o relativo, o palpável é tudo o que há ou o que fica? Desinteressei-me pela letra e também pelo filme que não assisti, ficou-me apenas a Canção das Canções que entrevi. Delicadamente bela, linda, acima de razões pessoais e íntimas. Quatro paredes não cabem em Just (After Song of Songs).

Quando isto ocorre, penso que a força do meu sentir possa, em todos os sentidos, prevalecer sobre o infortúnio da letra de Just (After Song of Songs) e seu mundo tão pequeno.
(JRToffanetto)

Nenhum comentário: